quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Grupo 2


Das aprendizagens e das metodologias de Ensino...dilemas da gestão escolar.

                                     Autora: Amélia Escotto do Amaral Ribeiro.

 O texto faz uma reflexão dos dilemas da gestão escolar, que favorece o oferecimento de uma aprendizagem "significativa" para os educandos. Diz respeito também ao perfil do professor/gestor de excelência, apontando cinco aspectos ético-morais que ele deve possuir no contexto escolar como a leveza, a exatidão, a visibilidade e a multiplicidade.
 O texto fala sobre a importância de no processo de ensino e aprendizagem do aluno o professor/gestor aponte qual é:
  • A finalidade para a realização da tarefa: tendo em vista a aquisição de conhecimentos, aquisição de hábitos, desenvolvimento da autonomia do aluno e a criatividade. Com este contexto a tarefa não fica fadada ao fracasso, despertando no educando o interesse em realizar as tarefas propostas.
  • O tempo das atividades/ tarefas: é essencial a delimitação do tempo, de modo que atividades muito longas promove a dispersão do aluno ao realizar a atividade proposta;
  • O planejamento, proposição e organização da tarefa: pois é a função do professor oferecer os esquemas de assimilação necessários à realização da tarefa para que os alunos se oriente na realização da mesma. 
 Enfim, o texto aborda as formas mais adequadas da gestão escolar e a relação professor/aluno dentro do contesto escolar, permitindo assim que haja uma interação entre ambos e uma melhor aquisição de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário