Grupo 3
Mídia Escrita e Letramento: Jornais e revistas na sala de aula.
Autor: Equipe de professores da Escola
Municipal Adlai Stevenson.
Ler " é mais do que decifrar, do que passar os olhos e captar o significado"
O texto aborda sobre a utilização da mídia impressa (jornais e revistas) em sala de aula, como uma estratégia didático-pedagógica que além de possibilitar a aquisição da capacidade de leitura, trabalhar o processo cognitivo, o despertar de idéias, o educando terá acesso à informação.
Há necessidade de ultrapassar a concepção de que "ler é bom", pois a leitura está presente no cotidiano e nem tudo que lemos é por gostar ou ter "prazer". A leitura para a maioria das pessoas é a da necessidade, obrigação, enfim, mais não quer dizer que não haja interesse nela, como por exemplo: o prazer de adquirir conhecimentos a partir deste ato.
Segundo Geraldi (1999), há quatro formas de ler:
- A leitura-busca-de-informações: busca da informação desejada.
- Leitura- estudo-de-texto: busca-se o entendimento do texto.
- Leitura do texto-pretexto: entendimento do contexto.
- Leitura-fruição-do-texto: leitura sem compromisso.
Práticas docentes:
- Facilitador: provedor dos meios de leitura.
- Integrador: ajuda na integração com o texto.
- Mediador.
Na relação professor-aluno, o educador é o mais "experiente", logo, deve estar sempre se aprimorando.
A linguagem escrita na imprensa é uma estratégia de acesso à cultura e a informação para favorecer educabilidade na educação básica.
Com a mídia escrita, principalmente as revistas e jornais, o educador pode utilizar os títulos para trabalhar em sala de aula, pois antecipa a informação, apresenta uma síntese do assunto e a ideia central e ainda é composto por frases em ordem direta, possui linguagem objetiva ou de juízo de valor.
As revistas se caracterizam por funções culturais mais complexas, ao contrário do jornal que possuem a função de informar assuntos do cotidiano e atinge um público maior.
As imagens, abaixo, possibilita a percepção da diferença entre o jornal e a revista.
Jornal |
Revista |
Nenhum comentário:
Postar um comentário