quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Grupo 1: Ana Paula, Anailza, Camila e Claúdia. 


Interação, Alfabetização e Letramento: uma proposta de/para alfabetizar, letrando.              
                                            Autor: Sérgio Roberto Costa. 


O texto aborda sobre a importância da leitura e possui uma grande ênfase na questão da Alfabetização x Letramento.
  • Alfabetização: Ensino do conhecimento das letras, leitura e escrita.
  • Letramento: Conjunto de práticas de uso da linguagem escrita numa dada sociedade ou contexto.


  Conceito de Interação:



  É um termo que vem sendo utilizado desde a década de 70 na literatura psicolinguística e antropológica.
 Na linha comunicativo etnográfico interacionista, a interação social é interpretada como andaime facilitador. Já na linha sócio-construtivista, a interação social é a gênese da aquisição da aprendizagem.
 O papel da interação social no desenvolvimento da cognição, da aprendizagem e do conhecimento está ligada em relação à fala externa e o pensamento (fala) interior, isto é, o modo como a fala externa afeta o interior.

Interação das crianças em sala de aula.


  Conceito de alfabetização e letramento:

 Segundo o dicionário Aurélio analfabeto é aquele que vive em estado ou condição de quem não sabe ler nem escrever.

  • O que vem a ser letramento?

  No sentido tradicional escolar o termo alfabetização foi usado para separar grupos letrados e não letrados nas sociedades que usam a escrita. E segundo o Aurélio letrado é aquele que é versado em letras, erudito. Aquele que não possui conhecimentos literários, ou aquele, no sentido literal da palavra letra, que não domina total ou quase totalmente a letra.
 Enfim, a concepção de letramento vai além do saber ler/escrever, pois implica saber fazer uso frequente e competente da leitura e da escrita, individual ou socialmente.

 Conceitos de gêneros discursivos e textuais:

 Existem em várias instituições e em várias esferas sociais, isto é, em vários domínios discursivos. Circulam em suportes/portadores diversos: livros, revistas, jornais, painéis (outdoors), cartazes, telas de TV e de computador, panfletos, embalagens, etc.
 Os gêneros discursivos são divididos em primários e secundários:
  •    Um enunciado de gênero primário- vai ser compreendido por sua relação com o contexto imediato,ou seja, com a situação de produção real, onde acontece a ação comunicativa.
  •     Um enunciado de gênero secundário- constitui uma ação em si mesma e vai ser compreendido pelas (co)referências entre os enunciados dentro do próprio texto que deve ter sua própria rede de indicações, coesas e coerentes.

 Aprender a escrever, significa dominar um conjunto funcional discursivo e fraseológico longe de uma simples função visual de grafemas ou de uma simples transcrição deles.






Um comentário:

  1. Gostei ,muito de suas postagens! Ficou bem claro e cumpriu todos o descritores só não vi em suas postagens materiais complementares relacionados às temáticas descutidas.
    Um beijo!

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