segunda-feira, 23 de abril de 2012

Debate 2: O processo de aquisição da escrita na educação infantil.
Contribuições de Vygotsky.

Suely Amaral Mello, relata que a aquisição da escrita está equívocada, pois está sendo realizada de um modo mecânico que é somente a memorização de letras, que proporciona na criança um aprendizado mecanizado que impossibilita o aluno de desenvolver ao máximo sua inteligência.
 A escrita é um sistema de signos que designa uma cultura e transmite idéias e argumentos, logo está aprendizagem não pode ser ensinada de forma mecânica (palavras compostas) e sim como uma forma de expressão e atribuindo um significado real à palavra que está sendo ensinada. Deve-se ensinar à criança a forma que se escreve fazendo a assimilação das palavras com desenhos. Muitos livros infantis atualmente possuem imagens, para que as crianças possam assimilar as palavras com os desenhos.



















Uma parte do Livro: Menina Bonita do Laço de Fita. 
Como representação da imagem com as letras.

 Desta forma o aprendizado será mais proveitoso através das representações visuais.
 Outra forma seria através do faz-de-conta, pois além de despertar a imaginação da criança, auxilia na atribuição de comportamentos. Exemplo: Ao brincar de "casinha", "mãe e filha" , a criança assume a posição de um personagem que ela está representando.
 Essas brincadeiras auxilia a criança no seu desenvolvimento da escrita, na organização de seu pensamento e a assimilação da situação no brincar com o que ela vai conhecendo no mundo.

    Professora representando a história da Menina Bonita do Laço de Fita, através do
faz-de-conta.

 Enfim, pode-se concluir a partir das idéias da autora, que a melhor forma de aprendizado da escrita seria o processo inverso do que é utilizado atualmente.
Logo:
 O 1º passo seria a comunicação e expressão (desenhos, faz-de-conta);
O 2º passo a escrita (iniciando o ensinamento das letras).
 Podendo obter a melhor compreensão do que é escrito e a relação dos desenhos com os seus respectivos nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário