segunda-feira, 2 de abril de 2012

Debate 1: Literatura com letras e sem letras na educação infantil do Norte da Itália.

" O livro é instrumento de conhecimento, mas também é um veículo para fomentar o relacionamento".


 Maria Cristina Rizolli, fala sobre a importância da leitura e do contar histórias.
 Diz que o contar histórias desperta a curiosidade das crianças, tornando-as capazes de desenvolver a capacidade de ouvir e de obter ações criativas. O contar histórias, principalmente, de experiências vividas faz com que as crianças tenham um sentimento de pertencimento ao grupo, pois as vivências, os medos, os desconfortos, entre outros sentimentos apresentados na história, aproxima o contador e o ouvinte (a criança) , despertando na criança a curiosidade e a capacidade de criatividade, diante do que lhe foi passado. Logo, ambos demonstram suas capacidades de contar e de ouvir a história. 




  A autora aponta que um dos principais motivos da falta de amor de crianças e jovens pela leitura é a ausência de um adulto que os  estimulem ao hábito e ao prazer da leitura.
  Podemos concluir que as crianças possuem uma curiosidade muito significativa em relação ao que lhe é dito, e que devemos aproveitar este momento para proporcionar em um ambiente favorável , o prazer da leitura e da busca de novos conhecimentos. E esse aproveitamento deve ser realizado tanto pelos educadores quanto pelos pais das crianças, pois o livro possibilitará o aumento do relacionamento com outras pessoas, o entendimento da história e o despertar da imaginação.



 

O video acima é uma entrevista sobre a importância da leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário