segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Importância do Portfólio Eletrônico na Formação de Professores.




  O portfólio é uma forma mediadora que o professor utiliza para acompanhar o desenvolvimento do aluno. O portfólio como avaliação formativa proporciona aos educandos, principalmente em relação à formação de professores, que demonstre seus conhecimentos e críticas em relação a determinados assuntos, podendo promover também uma autoavaliação de seu aprendizado adquirido durante um determinado período. Assim proporciona tanto para o educando quanto para o educador que promoveu esse tipo de avaliação a identificação dos acertos e erros diante do conhecimento adquirido e a compreensão do assunto proposto para ser avaliado.
  A maneira de avaliação do portfólio é contínua. Com isso o educador avalia a evolução do conhecimento adquirido pelo educando sem se prender a formas avaliativas já pré destinadas, logo, foge de um sistema avaliativo excluente e punitivo.
  O portfólio eletrônico permite uma melhor "conversação" com o texto, pois utilizando a internet como uma ferramenta de pesquisa através de imagens, vídeos (entrevistas, reportagens, etc.), músicas,  entre outros, podemos ter uma melhor compreensão do tema abordado nos textos e em outras atividades propostas pelo educador. 
   Enfim, a utilização do portfólio ao meu  ver tem sido muito importante. Apesar de no primeiro momento em que foi proposto, eu não possuir nenhum tipo de conhecimento referente ao que era um portfólio e nem ao blog, que foi o recurso utilizado pelo professor para que fosse realizado a forma de avaliação. Mas conforme as propostas foram sendo feitas, eu tive a oportunidade de na primeira postagem relembrar minha infância e ao decorrer das postagens demonstrar minha compreensão referente as leituras propostas. De fato este meio inovador de avaliação tem me possibilitado à adquirir novos conhecimentos, tanto de conteúdo quanto de ferramentas eletrônicas, e além disso feito com que saíssemos de uma forma avaliativa massificada.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário