IX Ciclo de Debates
Tema: Formação de Comunidades Leitoras na Periferia: A articulação da dimensão pedagógica e política no acesso à leitura.
Objetivos do evento:
- Refletir em que medida as políticas públicas de incentivo à leitura tanto a nível social, quanto a nível municipal, têm contribuído para a autêntica formação de um cidadão leitor;
- Promover atividades junto aos responsáveis e alunos, em que a leitura seja legitimada como fonte de conhecimento e prazer;
- Proporcionar momentos de reflexão sobre a importância da leitura como eixo estruturante da formação humana;
- Reconhecer como legítimas as múltiplas linguagens que permeiam as práticas leitoras.
Apresentação da turma 304 (3º ano), em que as crianças fazem a incenação da vida de Cecília Meireles.
Alunos da E.M.Barro Branco
2º Momento:
Palestra: "História e história: entrelaces de um viver"
Palestrante: Maria Dolores Coni Campos (Pedagoga. Mestre em Educação pelo Campo do Cotidiano em Educação da UFF).
Professora Maria Dolores dando sua palestra.
Maria Dolores diz que dirigiu por muitos anos uma escola situada na periferia da Bahia, fala sobre sua vida e vivências no campo da educação e relata sobre a importância da leitura comentando sobre alguns autores como Cecília Meireles, Monteiro Lobato e Paulo Freire. Durante sua palestra ela conta algumas histórias e relaciona elas com sua vivência na docência.
Ela resitou o poema a "Língua do Nhem" de Cecília Meireles.
A Língua de Nhem
Havia
uma velhinha
que andava aborrecida
pois dava a sua vida
para falar com alguém.
que andava aborrecida
pois dava a sua vida
para falar com alguém.
E
estava sempre em casa
a boa velhinha
resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
a boa velhinha
resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
O
gato que dormia
no canto da cozinha
escutando a velhinha,
principiou também
no canto da cozinha
escutando a velhinha,
principiou também
a
miar nessa língua
e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
Depois
veio o cachorro
da casa da vizinha,
pato, cabra e galinha
de cá, de lá, de além,
da casa da vizinha,
pato, cabra e galinha
de cá, de lá, de além,
e
todos aprenderam
a falar noite e dia
naquela melodia
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
a falar noite e dia
naquela melodia
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
De
modo que a velhinha
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,
ficou toda contente,
pois mal a boca abria
tudo lhe respondia: nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
tudo lhe respondia: nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
Ao falar sobre Monteiro Lobato relata que " Monteiro Lobato é a História da Literatura Infantil", pois ele é um dos maiores autores com histórias especialmente direcionadas ao público infantil.
Para Maria, Paulo Freire é um grande educador e cita que "A leitura não é somente as letras, mais é aquela que lê o mundo".
3º Momento:
Conforme foi proposto pelo professor, eu e meu grupo realizamos uma entrevista com dois participantes do evento.
Primeiro entrevistamos o Sr. Pedro Paulo Brandão Corrêa (Di Brandão- artista).
Sr. Pedro Paulo (Di Brandão) próximo de algumas obras dele.
Ele é formado em Estatística pela Escola Nacional de Ciência em Estatística, fez sua pós-graduação em Matemática na UFF e é pintor. É ex-professor voluntário da E.M.Barro Branco onde inicialmente deu aulas de geometria e reciclagem com os alunos da 4ª
série e deu continuidade com aulas de desenho e pintura para
crianças surdas na mesma escola.
Para o Sr. Pedro Paulo " A arte traz a junção do emocional com o racional e através da pintura se realiza a leitura e a geometria. A tranferência de pensamento ocorre através da prática (pintura)."
Uma cidade inventada pelo pintor (Di Brandão).
Outra obra de Di Brandão.
Depois realizamos a entrevista com a Professora Nádia Simões que é orientadora educacional. Ela fala sobre o objetivo do evento ser na FEBF e sobre a participação dos pais no evento.
Nesta entrevista fizemos dois vídeos que seguem abaixo.
Nesta entrevista fizemos dois vídeos que seguem abaixo.
1ª Parte da entrevista com a Professora e
Orientadora Educacional Nádia Simões.
Considerações finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário